Como deixar a interface do Ubuntu 20.04 parecida com a do MacOS

Marcos Stefani Rosa
5 min readJun 29, 2021

Você, como eu, já usou aquele MacOS na sua vida, aprendeu a gostar da interface e depois por meio de força maior ($$) resolveu usar o Linux, mas sempre fica aquele gostinho da usabilidade do MacOS? Ou você quer fazer com que seu Linux tenha aquela carinha bonitinha do MacOS? Então leia esse artigo até o fim. Aqui vou mostrar o passo-a-passo para que isso se torne uma realidade.

Bem, antes de mais nada gostaria deixar meu muito obrigado a todos os leitores que vem me incentivando a escrever aqui. Estou muito feliz com os feedbacks, procuro responder sempre! Vou deixar meus contatos abaixo para quem quiser trocar uma ideia:
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcosstefani
GitHub: https://github.com/marcosstefani

Gostaria deixar claro, antes que me crucifiquem que tudo é uma questão de gosto, e como cada um tem o seu não me crucifique por favor. Esse tutorial é para pessoas que, como eu, AMAM o Ubuntu mas gostariam que ele tivesse aquela carinha discolada do MacOS por escolha ou por ter acostumado (como eu). Então vamos ao que interessa!

Instalação do Gnome Tweak:

A ferramenta Gnome Tweak é usada para personalizar a aparência e o comportamento do Ubuntu e servirá como ferramenta para personalizarmos nossa aparência. Para instalar, você precisa:

Adicionar o repositório:

sudo add-apt-repository universe

Com o repositório instalado, agora precisamos instalar o pacote do Tweak:

sudo apt install gnome-tweak-tool

Agora, precisaremos habilitar todas as extensões para posterior utilização:

sudo apt install $(apt search gnome-shell-extension | grep ^gnome | cut -d / -f1)

Download do Tema McMojave:

Antes de aplicar o tema McMojave, precisaremos instalar os seus pré-requisitos. Segue comando:

sudo apt install gtk2-engines-murrine gtk2-engines-pixbuf

Agora acesse a página abaixo e abra o menu Files.
https://www.gnome-look.org/p/1275087/

No meu exemplo fiz o download desse primeiro arquivo (Mojave-dark.tar.xz). Abri o terminal na pasta Downloads onde o arquivo se encontrava e digitei os seguintes comandos para descompactação do arquivo e movimentação da pasta para dentro de uma pasta .themes que será reconhecida pelo Tweak.

tar xf Mojave-dark.tar.xz
mkdir ~/.themes
mv Mojave-dark ~/.themes/

Download dos Ícones:

Agora faremos o mesmo, mas para baixar os arquivos que farão a configuração dos ícones. Para ficar igualzinho ao MacOS. Para isso, acesse a página abaixo e abra o menu Files:
https://www.gnome-look.org/p/1210856/

No meu exemplo fiz o download do segundo arquivo (Mojave-CT-Night.tar). Como no anterior, abri o terminal na pasta Downloads onde o arquivo se encontrava e digitei os seguintes comandos para descompactação do arquivo e movimentação da pasta para dentro de uma pasta .icons que será reconhecida pelo Tweak.

tar xf Mojave-CT-Night.tar.xz
mkdir ~/.icons
mv Mojave-CT-Night ~/.icons/

Download do Cursor:

Agora vamos deixar o cursor igual ao do MacOS. Para isso, acesse a página abaixo e abra o menu Files:
https://www.gnome-look.org/p/1148748/

No caso, fiz o download do único arquivo que havia disponível (macOs Cursor Set.zip). Mais uma vez abri o terminal na pasta Downloads onde o arquivo se encontrava e digitei os seguintes comandos para descompactação do arquivo e movimentação da pasta para dentro de uma pasta .icons que será reconhecida pelo Tweak.

unzip -qq macOS\ Cursor\ Set.zip
mv macOS\ Cursor\ Set ~/.icons/

Aplicação dos conteúdos baixados:

Agora, com os arquivos necessários em mãos, vamos aplicar o que temos até o momento. Para isso abra o Tweak, que se encontra no seu menu de aplicativos. Em seguida vá na opção Appearance e altere as três primeiras opções como no exemplo abaixo:

Ainda não acabou. Continue o tutorial para ter uma aparência ainda mais parecida.

Instalando o Dock igual ao do MacOS:

Agora iremos instalar um novo aplicativo chamado Plank. Ele substituirá o Dock padrão do Linux. Segue comando:

sudo apt install plank

Após instalação, abra o Plank no menu de aplicações:

Essa opção abrirá o Dock na parte inferior igual ao do MacOS.

Agora, precisamos alterar as propriedades. Para isso, com o CONTROL apertado clique com o botão direito sobre o novo Dock e selecione a opção Preferences. Esta opção abrirá a tela abaixo, onde você pode configurar seu novo Dock da maneira que achar melhor. Segue o exemplo que utilizei:

É importante colocarmos agora o novo Dock na inicialização dos programas. Para isso abriremos o Tweaks novamente e na opção Startup Applications incluiremos o Plank:

Porém, agora você estará com os dois Docks em execução (o original do Ubuntu e o novo que acabamos de instalar). Para evitar essa duplicidade, precisaremos desinstalar o antigo com o seguinte comando:

sudo apt remove gnome-shell-extension-ubuntu-dock

Após esta desinstalação, faça o logout e login que seu Dock antigo sumirá e permanecerá apenas o novo.

Alteração do Terminal:

Eu, particularmente, gosto de mudar o meu terminal para ficar mais limpo e que apresente a branch do Git quando existir. Para isso, abro o arquivo ~./bashrc e incluo a seguinte linha de comando no final do arquivo:

export PS1='\[\033[01;34m\]\w\[\033[0;93m\]$(__git_ps1 " (%s)")\[\033[01;34m\]$\[\033[00m\] '

Após salvar o arquivo, faça o logout e login novamente para aplicar a alteração. Eu também gosto de ir nas preferencias do e aplicar um pouco de transparência:

Dessa forma, tenho o seguinte resultado:

Conclusão:

Se quiser ainda pode alterar o plano de fundo. No meu caso, eu fui no Google Images mesmo, busquei por purple mac os wallpaper 1920 x 1080 e fiz o download do que mais me agradou.

Espero que tenham gostado desse resultado. Um forte abraço.

--

--

Marcos Stefani Rosa

Systems Developer for more than 15 years, postgraduate in Software Engineering with Agile Methods, has relevant experience in Java, Python, JavaScript & others